A Libertação se aproxima

06 de Diciembre de 2018

[Por: José Neivaldo de Souza]




Os últimos acontecimentos fizeram muita gente se questionar e revisitar sua espiritualidade. Às vezes somos tomados por uma realidade que, invés de nos trazer paz no coração, nos deixa tensos, ansiosos, irados e preocupados com o futuro. A ideia de que a vida tem sentido, lida e interpretada à luz da Bíblia, vai se apagando, devido às decepções de uma religiosidade que se atrela aos enganos e poderes deste mundo. O sentimento de vazio e trevas não nos deixa ver os sinais de uma nova aurora. Por outro lado, é preciso passar pela “noite escura”, a fim de valorizar a luz. Há um dito hebraico “aquele que carrega a própria lanterna, não teme a escuridão”. 

 

Qual é a lanterna da fé? O Salmo 119,105 diz: “A tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos”. Ao revisitar a espiritualidade muitos cristãos simbolizaram o real que assusta e envolve de medo e falta de esperança. Em meio à “noite escura”, lembrando São João da Cruz, surge um facho de luz que aponta para um novo reino de alegria, justiça e amor entre os povos. 

 

A igreja celebra o “Advento” do Natal, a “chegada” de Jesus Cristo, Qual Jesus? O libertador. Que grande alegria! O altar e a mesa da Palavra, cobertos com toalhas roxas, simbolizando a expectativa da vinda gloriosa de Messias. Uma coroa de ramos e flores e no centro um castiçal de quatro velas a serem acesas em cada domingo que precede o natal, indicando que Jesus é a luz do mundo e nele não há trevas. 

 

Os cânticos, as leituras e a reflexão sinalizam o mistério indizível de um Deus que se revela e mostra a sua face humana. Esta espera do natal pode ser comparada ao Pequeño Príncipe de Saint Exupéry: “Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieto e agitado: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração...”. 

 

Neste tempo vislumbra-se a chegada do Senhor, a igreja convida os fiéis a prepararem não só a casa, mas o coração. Em meio ao medo e às ameaças do mundo, Lucas aponta a esperança do natal: “erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lc 21,28).

 

 

Imagem: https://forosdelavirgen.org/3649/el-adviento-es-tiempo-de-preparacion-para-la-navidad/ 

 

Procesar Pago
Compartir

debugger
0
0

CONTACTO

©2017 Amerindia - Todos los derechos reservados.