25 de Junio de 2008
A escolha do santuário de Aparecida para a realização da V Conferência do CELAM, embora motivada pela perda numérica de católicos no Brasil, é oportunidade para a Igreja abrir-se mais à inculturação. A imagem de Maria, “aparecida” quebrada e enegrecida, assume o povo brasileiro submetido, deformado desde a gênese e com seus laços rompidos. No corpo significante da imagem oficial da Senhora da Conceição, apropriada na forma híbrida, os pobres constróem sua simbólica através da reciclagem de fragmentos e de bricolagem, ao mesmo tempo em que recompõem as relações humanas através da sua religião popular. Maria de Aparecida revela o rosto materno de Deus e chama a Igreja ao serviço da recuperação da vida humana com toda a sua dignidade.
Palavras-chaves: Nossa Senhora Aparecida; imagem; simbólica popular; inculturação.
A escolha do santuário de Aparecida para a realização da V Conferência do CELAM, embora motivada pela perda numérica de católicos no Brasil, é oportunidade para a Igreja abrir-se mais à inculturação. A imagem de Maria, “aparecida” quebrada e enegrecida, assume o povo brasileiro submetido, deformado desde a gênese e com seus laços rompidos. No corpo significante da imagem oficial da Senhora da Conceição, apropriada na forma híbrida, os pobres constróem sua simbólica através da reciclagem de fragmentos e de bricolagem, ao mesmo tempo em que recompõem as relações humanas através da sua religião popular. Maria de Aparecida revela o rosto materno de Deus e chama a Igreja ao serviço da recuperação da vida humana com toda a sua dignidade. Palavras-chaves: Nossa Senhora Aparecida; imagem; simbólica popular; inculturação.
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