30 de Abril de 2019
[SOTER]
A SOTER – Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião, vem, por meio desta, representando mais de 600 pesquisadores em teologia e ciências da religião, manifestar repúdio ao anúncio do Governo Federal de desvalorização e de corte de verbas e de cursos na Área de Humanidades, especificamente de Filosofia e Sociologia, em favor de outras áreas.
Entendemos que tal postura se revela contrária as tendências mundiais de aproximação entre áreas de conhecimento, pois mesmo em institutos de excelência em tecnologia, há uma valorização do papel das ciências humanas na formação integral dos profissionais que atuarão na sociedade como cidadãos. A referida manifestação do Governo só colabora para alargar ainda mais uma dicotomia histórica, que a comunidade científica brasileira tem se empenhado para reduzir, por ter consciência da necessidade de uma atuação interdisciplinar entre as áreas.
A SOTER, com isso, reconhece e valoriza a incomensurável importância da filosofia e da sociologia, como de toda a área de humanidades, para a formação crítica da cultura brasileira que possibilitam a compreensão tanto dos fenômenos culturais, como das estruturas sociais, a fim de promover um exercício de cidadania em prol do bem comum. A criticidade acadêmica não deve ser tratada como uma questão ideológica, mas como patrimônio cultural de uma nação.
Diretoria da SOTER
Belo Horizonte, 27 de abril de 2019.
©2017 Amerindia - Todos los derechos reservados.