Medellín, 50 años después - Revista Voices 2018-1

17 de Agosto de 2018

[EATWOT, Asociación Ecuménica de Teólogos/as del Tercer Mundo]




A cidade de Medellín, situada num vale elevado entre duas cadeias de montanhas andinas, na zona tropical do planeta, é conhecida na Colômbia como a cidade da “eterna primavera”, cidade das flores. No ano de 1968 aconteceram a primavera de Praga, que começou a revolucionar lentamente a União Soviética, a primavera de Paris, que revolucionou a cultura do Ocidente, sobretudo a cultura juvenil, a primavera de Woodstock, nos Estados Unidos, que se constituiu em um experimento de liberdade e amor coletivo transgressivo. Na América Latina, no embate entre o autoritarismo crescente do Estado a serviço das classes hegemónicas e a guerrilha libertária, a primavera de Medellín tornou-se um sinal eclesial duradouro.

 

No ano de 2018 a Assembleia de Medellín, assembleia dos episcopados que compõem a Confederação Episcopal Latino-americana (CELAM) da Igreja Católica, estará completando 50 anos, bodas de ouro. Por sua grande repercussão, aquela assembleia se tornou um marco primaveril e juvenil não só para a Igreja Católica mas, por suas prioridades pastorais, repercutiu no caminho ecumênico de várias Igrejas cristãs. E não só da América Latina mas dos diversos continentes do sul e mesmo do norte. Tornou-se um marco não só pastoral mas também teológico: as teologias de libertação, nascentes contemporaneamente a Medellín, ao mesmo tempo que deram à assembleia elementos para se expressar, encontraram nela uma autoridade com referencial sólido para seu crescimento e seu serviço ao mundo contemporâneo a partir da América Latina. Os movimentos sociais de libertação ao redor do mundo encontraram em sua linguagem uma epistemologia para si mesmos... (Tomado da apresentação da Revista).

 

Este número de la revista Voices incluye artículos de Eduardo Hoornaert, Víctor Codina, Raúl Rosales, Rosemari Fernandes Da Costa, Marcelo Barros, Geraldina Céspedes, Diego Irarrázaval, Luis Infanti, José María Vigil, Carlos Alberto Motta da Cunha y Geraldo Luiz de Mori.

 

Descargue la revista.

Procesar Pago
Compartir

debugger
0
0

CONTACTO

©2017 Amerindia - Todos los derechos reservados.